27/04/2013

Em parceria com o banco Itaú TIM inicia projeto de pagamento de contas com celulares




A TIM sai na frente mais uma vez e já iniciou testes de celulares com a tecnologia NFC, sistema móvel para pagamento de contas. A ação faz parte de um projeto piloto de mobile payment, em uma parceria com o banco Itaú, MasterCard, Redecard e com o fornecedor Gemalto, líder no mercado de segurança digital.
Foram disponibilizados 50 aparelhos compatíveis com atecnologia Mobile PayPass™, desenvolvida pela
MasterCard, para um grupo de pessoas selecionado pelas empresas envolvidas, que podem utilizar os smartphones para pagar suas contas em 100 restaurantes credenciados para o projeto na Barra da Tijuca (RJ) e Jabaquara (SP), onde ficam as sedes da operadora e do banco, respectivamente.
Para o teste, os usuários contam com o cartão de crédito TIM Itaucard*, lançado no fim de 2011 e que oferece um Programa de Pontos exclusivo para clientes da empresa de telefonia. À medida que o cliente realiza compras e acumula pontos, ele pode trocar por aparelhos na loja virtual da operadora, por exemplo.
A grande vantagem da nova tecnologia para o cliente é a agilidade para efetuar pagamentos. De uma forma simples e rápida, o lojista digita o valor no POS Redecard habilitado para NFC e o usuário apenas aproxima o celular da máquina. As compras serão creditadas no cartão TIM Itaucard e cobradas na fatura enviada pelo banco, como acontece atualmente.
No projeto, a TIM está trabalhando em conjunto com a Gemalto para o fornecimento da solução TSM (Trusted Services Management), que permite a instalação remota (over-the-air) e segura de uma ampla gama de serviços NFC em dispositivos móveis. A TIM é a primeira operadora brasileira a adquirir essa solução.
O principal objetivo do piloto é ganhar conhecimento sobre a tecnologia, capacitar colaboradores internos e, sobretudo, avaliar as dificuldades e percepções para um futuro roll out. A TIM e o Itaú pretendem expandir gradativamente os testes e, em função dos resultados deste piloto, a operadora poderá disponibilizar a tecnologia para os clientes no segundo semestre deste ano.
“A TIM tem a inovação como pilar estratégico e, mais uma vez, sai na frente com o teste de uma tecnologia que promete ser uma importante evolução do segmento móvel. Essa parceria com o Itaú e nossa busca por avaliar o modelo NFC demonstra nossa preocupação em oferecer soluções que levem mais comodidade aos clientes”, explica Roger Solé, CMO da TIM Brasil.
“Um de nossos objetivos é antecipar tendências e oferecer o que há de melhor na prestação de serviços para o cliente. O pagamento via tecnologia NFC vem ao encontro desse objetivo, pois trará ainda mais agilidade para as operações e conveniência para os clientes, transformando a relação que têm hoje com os cartões”, afirma Fernando Teles, diretor da área de Cartões do Itaú Unibanco.
“Com o Mobile PayPass™ da MasterCard será possível oferecer ainda mais praticidade e conveniência aos clientes, para que eles possam se preocupar com aquilo que realmente importa”, afirma Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil.
“Esse piloto é um dos primeiros projetos de NFC na América Latina e enxergamos que é apenas o começo”, acrescentouRodrigo Serna, Vice-Presidente Sênior de Telecomunicações da Gemalto na América Latina. “Com um player importante como a TIM apto à fornecer serviços NFC para a sua grande base de clientes, estamos a um passo à frente na implementação massiva de serviços móveis sem contato no Brasil.”
*Para mais informações sobre o cartão TIM Itaucard, acesse www.tim.com.br.
Sobre a TIM
A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui 69,53 milhões de clientes e 26,74% de market share, consolidando-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto dos serviços inovadores da companhia, que levaram a marca, por exemplo, a ser apontada como a preferida da classe média dentre as empresas de telefonia móvel, segundo pesquisa do instituto Data Popular.
Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2014, a companhia aplicará em infraestrutura cerca de 80% dos R$ 9 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Entre as negociações para expansão da rede também destacam-se a compra da Intelig, em 2009, e da AES Atimus, em 2011, que deu origem à TIM Fiber, com 5,5 mil quilômetros de fibra ótica no Rio e em São Paulo. Além disso, a empresa instalará rede de fibra ótica no Amazonas, Pará e Amapá, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.
A TIM é ainda a única do setor de telecom a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA. Para mais informações, acesse www.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim.
Sobre o Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco é um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com cerca de 97 mil colaboradores em todo mundo, tem uma rede de atendimento com 33 mil pontos de atendimento no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende a mais de mil municípios brasileiros, além de agências e escritórios em 20 países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. Atualmente se destaca no mercado de cartões de crédito e na América Latina atingiu a marca de 1,5 milhão de plásticos. Com ativos totais superiores a R$ 960 bilhões (30/9/12), o banco tem forte foco no uso consciente do dinheiro e é a única instituição financeira da América Latina a estar presente no Dow Jones Sustainability World Index há 13 anos consecutivos, além de integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE-Bovespa).
Sobre a MasterCard
MasterCard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa global de tecnologia e pagamentos. Ela opera a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, lojistas, empresas comerciais e estatais em mais de 210 países e territórios. Com os produtos e as soluções da MasterCard, as atividades comerciais cotidianas – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerenciar as finanças – ficam mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @mastercardnews, acompanhe o blog Cashless Conversations e inscreva-se para receber asnotícias mais recentes.
Sobre a Gemalto
A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com faturamento anual de € 2 bilhões em 2011, e mais de 10.000 funcionários atuando em 74 escritórios e 14 centros de pesquisa & desenvolvimento localizados em 43 países.
Nós estamos no coração de nossa sociedade digital que evolui rapidamente. Cada vez mais, bilhões de pessoas em todo o mundo desejam ter a liberdade de se comunicar, viajar, fazer compras, realizar operações bancárias, se divertir e trabalhar — a qualquer hora, em qualquer lugar — de um jeito agradável e seguro. A Gemalto atende às suas necessidades de expansão quanto a serviços móveis pessoais, segurança em pagamentos, acesso autenticado em nuvem, proteção da identidade e privacidade, eficiência em saúde eletrônica e governo eletrônico, emissão de bilhetes de modo conveniente e aplicativos confiáveis de máquina a máquina (M2M).
Gemalto desenvolve softwares integrados e produtos seguros que criamos e personalizamos. Nossos serviços e plataformas gerenciam esses produtos seguros, os dados confidenciais que eles contêm e os serviços confiáveis do usuário final que eles permitem. Nossas inovações oferecem outras maneiras para nossos clientes melhorarem a comodidade e a segurança da vida digital das pessoas.
A empresa está posicionada para crescer com o número crescente de pessoas usando suas soluções para interagir com o mundo digital e sem fio.

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