30/03/2013

SAIBA OQUE UM KEYLOGGER? O VIRUZ ESPIAO DE TECLADO


Keylogger





Key logger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. Muitos casos de phishing, assim como

ALGUEM JA OUVIU FALAR EM VIRUZ DE BOOT? LEIA E DESCUBRA


Vírus de boot



Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos a surgirem no mundo. Eles se alojam no primeiro setor do disquete, e ocupavam cerca de 1k ou menos. Surgiram nos disquetes flexíveis de 5 1/4.
Na memória são alojados no endereço 0000:7C00h do Bios, e quando o boot ocorre, o vírus se transfere para este endereço e depois se auto-executa.
Os vírus de boot surgiram nos antigos disco flexíveis de 360k, em 1988.

[editar]Forma de Contaminação

A contaminação se dá, quando o usuário inicia o computador pelo disquete contaminado, desta forma ele infecta o PC. Deste momento em diante, todo disquete que for inserido no PC é contaminado, e vai infectar outro PC saudável que ele for inserido em seguida.

[editar]Vírus de Boot Famosos





ALGUNS VIRUZ E SUA FUNÇAO


Spyware




Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.
Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.
Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.
Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.
Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião".

Índice

  [esconder

[editar]Adwares

Muitas vezes usa-se de forma genérica o termo spyware para os malware e adwares, que são programas indesejáveis. Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.
Os adwares são conhecidos por trazerem na tela do usuário algum tipo de propaganda.
Como geralmente são firmas comerciais que os desenvolvem, é comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download (freeware), com a autorização de seus autores.
Kazaa oficial é um programa de compartilhamento de arquivos, sendo um exemplo do casamento de um software gratuito com adwares, pois estes lhe proporcionam uma fonte de renda.
Inicialmente os adwares procuravam exibir propagandas em janelas, chamados de banners, pequenas janelas de propagandas, embutidas em softwares de terceiros. Caso o usuário gostasse deste software, poderia adquirir uma versão mais avançada, paga, livre destas propagandas.
Posteriormente os adwares passaram a monitorar a atividade do usuário na internet, podendo desta forma mostrar propagandas personalizadas, além de enviar dados sobre hábitos do usuário a certos sites, tendo então funções de spyware e adware, de forma simultânea.
Mais adiante certos adwares passaram a exibir janela do tipo pop-up, pequena janela de propaganda solta pela tela, em vez de banners.
Um pouco mais a frente os adwares passaram a se instalar no navegador do usuário, acrescentando certas funcionalidades duvidosas, principalmente no Internet Explorer. Avanços (ou upgrades) no Internet Explorer, passaram a exigir o consentimento do usuário para a sua instalação.
Porém com o passar do tempo, os adwares sofisticaram-se, incluindo propagandas persistentes, com inúmeras variantes, onde a sua desinstalação passou a ser um tarefa bastante penosa ou mesmo impossível, sem uma ajuda externa. A insistência no aparecimento das propagandas e sua difícil desinstalação, levaram os usuários a classificá-los como pragas ou spywares e não mais como simples adwares.
Certos adwares passaram a ser instalados no Internet Explorer, quando o usuário navegava em sites maliciosos.
Os adwares se sofisticaram, tornaram-se pragas. Produzem alterações no registro do Windows e depois somem ou se escondem para garantir que as alterações não sejam desfeitas, exigindo então não mais a ação de um antivírus ou de um simples anti-spyware, mas sim de um programa específico de conserto do registro.
Por vezes os adwares exibem propagandas pornográficas, falsas propagandas de infecção do sistema por vírus, falsa propaganda de venda de produtos e passaram também a causar instabilidade no sistema, principalmente no navegador.
Suspeita-se que possam tornar o sistema do usuário aberto a ação de crackers,devido a falta de maiores cuidados na elaboração dos adwares.
Sua data de descoberta é desconhecida.

[editar]Ransomware

Os Ransomwares são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do conteúdo do disco rígido. Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Ransonwares são ferramentas para crimes de extorsão e são extremamente ilegais. O PC Cyborg Trojan, foi o primeiro código de um ransomware conhecido. Nomes de alguns Ransomwares conhecidos: Gpcode-B e PGPCoder

[editar]Contaminação

Eventualmente anexos de e-mails ou mensagens vindas de mensageiros como o MSN e o ICQ, também podem conter spywares. Firmas comerciais exploram maldosamente a curiosidade dos usuários e desenvolvem novas formas de transmissão e de instalação de spywares.
Recentemente uma grande parte dos spywares são assimilados pelo navegador, como plug-ins. O usuário deve ser cuidadoso ao instalar os diversos plug-ins disponíveis na internet.

[editar]Prevenção e Remoção

Os softwares anti-pestes, também denominados antispywares, são feitos para removê-los.
Antes de mais nada, verifique se a peste adicionou uma entrada em Adicionar ou remover programas, o que facilita a sua desinstalação. Certas pestes como alguns redirecionadores do Internet Explorer, disponibilizam ferramentas de remoção, no item suporte ou help na página redirecionada.
Atualmente recomenda-se a instalação de algum programa anti-peste (ou antispyware em inglês), pois como já foi comentado, certos softwares trazem consigo spywares ou adwares, ou mesmo o Internet Explorer pode ser contaminado por algum spywares, pois ainda não há certeza que ele possa ficar imune, das variadas formas de adwares desenvolvidos por firmas comerciais.

VIRUZ ESPIAO Win32/IRCBot UM DOS MAIS SILENCIOSOS



Win32/IRCbot é um grande grupo de backdoors Trojans que atacam computadores que executam o Microsoft Windows. Esse programa baixa outros softwares maliciosos e abre um backdoor no computador infectado para se conectar a servidores de IRC. 
O Trojan pode manter várias conexões simultaneamente com o servidor IRC para receber comandos de invasores.

Isso quer dizer que esse programa instala outros programas mal-intencionados em seu computador e também serve para que um invasor à distância ganhe o controle sobre o seu computador e possa usá-lo para fazer o que quizer com ele.

Para que isso não aconteça é muito importante seguir todas as dicas abaixo:

Como desativar serviços perigosos do Windows e procedimentos que o tornam mais seguro:

Vá no menu: Iniciar - Painel de Controle - Ferramentas administrativas - Serviços - Desative os seguintes serviços:
- Área de Armazenamento (desative só essa área de armazenamento, pois há também o armazenamento protegido que vc deve deixar ativado);
- Auxiliar NetBIOS TCP/IP;
- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting;
- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático;
- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota;
- Roteamento e acesso remoto;
- Registro remoto;
- Telnet;

É muito importante desativar todos esses serviços acima, pois todos eles oferecem um grande risco à segurança do seu computador, a não ser que vc precise muito de algum deles, embora a maioria das pessoas não precise desses serviços acima. Para desativá-los é só vc clicar com o botão direito do mouse sobre o serviço e escolher a opção: Propriedades - em Tipo de inicialização selecione a opção: Desativado. - Clique no botão: Aplicar e no botão: Ok. Depois é só ir repetindo este processo até desativar todos os serviços descritos acima.

Se vc não compartilha a sua impressora com outros computadores, também é muito importante desativar a opção de compartilhamento de impressora, que oferece um grande risco de segurança ao seu computador. Para isso, é só vc ir no menu: Iniciar – Painel de Controle – Conexões de rede – Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de alguma conexão que estiver ativa em seu computador e escolha a opção: Propriedades – Clique na aba Rede (ou na aba Geral. Isso depende de qual conexão vc está acessando) e selecione o serviço: “Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” e clique no botão Desinstalar. Aí é só ir seguindo os passos que o programa de desinstalação vai te passando.

Vá no menu: Iniciar – Painel de Controle – Sistema – Remoto – desmarque a opção: Permitir o envio de convites de assistência remota deste computador. (se esta opção já estiver desmarcada, então deixe-a como está) – Clique no botão: Aplicar e no botão: Ok.

É muito importante fazer um escaneamento online do seu computador com os melhores antivírus online que são:
http://onecare.live.com/site/pt-br/defau… (OBS: NÃO mande o relatório para a Microsoft durante a execução desta ferramenta online)
http://www.pandasoftware.com/activescan/
http://www.eset.com/onlinescan/index.php
http://security.symantec.com/sscv6/defau…
http://support.f-secure.com/enu/home/ols…
http://us.mcafee.com/root/mfs/default.as…
http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html
http://housecall.trendmicro.com/
http://www.ewido.net/en/onlinescan/

Existem ótimos programas que vão te ajudar muito, como por exemplo:
Advanced Windows Care
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…
Ccleaner
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…
MV RegClean 
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…
MV AntiSpy
http://superdownloads.uol.com.br/downloa… 
SpywareBlaster
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…

Faça a atualização freqüente do seu antivírus e faça uma verificação completa semanalmente para retirar os vírus que já estiverem no computador e para impedir de novos vírus infectarem o seu PC. Além disso, instale bons antispywares, deixando estes bem atualizados e fazendo também uma verificação completa semanalmente no seu computador. Bons antispywares: 
Spyware Doctor Starter Edition:
http://www.pctools.com/downloads/sdstart…
AD-awareSE Personal Edition:
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…
Avg Anti-spyware:
http://baixaki.ig.com.br/download/AVG-An…
A-squared:
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…

Além disso, mantenha o seu Windows sempre atualizado. Para isso é só ir no menu: Iniciar - Painel de Controle - Atualizações automáticas - Marque a primeira opção: Automática (recomendado) e selecione os dias e horários que você está com o seu computador funcionando e conectado na internet para que as atualizações do Windows possam ser baixadas e instaladas. Também é importantíssimo que vc instale um ótimo firewall como o Zone Alarm: 
http://superdownloads.uol.com.br/downloa… 

Evite usar o Internet Explorer, que tem muitas falhas de segurança. Procure sempre usar navegadores mais seguros e alternativos, como o Firefox:
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…
E também o Opera:
http://www.opera.com/download/ 
E uma outra boa opção é o K-Meleon:
http://superdownloads.uol.com.br/downloa…

28/03/2013

O Facebook sabe muito mais a seu respeito do que você imagina




O Facebook está empenhado na sua missão de se tornar a plataforma de publicidade mais eficaz do mundo virtual, e para isso tem mostrado que está fazendo o dever de casa e estudando muito bem seus usuários, até mesmo fora da rede social.
O jornal norte-americano The New York Times explica que a estratégia de publicidade segmentada da companhia de Mark Zuckerberg vai muito além das informações reveladas pelo próprio usuário no Facebook. Para que os anunciantes consigam atingir o público alvo de maneira eficiente, a rede social está buscando informações em fontes de dados externas para aprender mais sobre cada pessoa que utiliza sua plataforma. Dessa maneira, ela pretende fazer com que os usuários vejam apenas anúncios considerados relevantes para eles.
Para conseguir atingir sua meta e agradar aos anunciantes, no final do último mês o Facebook anunciou parcerias com quatro empresas que fazem o trabalho de coleta de dados comportamentais lucrativos, operações de loja de cartões de fidelização, lista de e-mails de clientes e monitoramento de visitas a sites. Essas empresas são: Acxiom, Datalogix, Epsilon e BlueKai.
As parcerias podem ajudar uma montadora a personalizar um anúncio para um usuário interessado em um carro novo, por exemplo, explica o jornal. "Nosso objetivo é melhorar a relevância dos anúncios que as pessoas veem no Facebook e a eficácia das campanhas de marketing", disse Gokul Rajaram, diretor de produto para anúncios no Facebook. 
Já para os usuários, essas mudanças no sistema de publicidade significam que eles não vão ver apenas propagandas baseadas no que eles "curtem" no Facebook, mas sim em suas tendências online e offline. Isso porque a empresa vai analisar o que eles gostam de comer, que tipo de roupa costumam usar, etc. 
A rede será capaz de saber, por exemplo, que, se o usuário usa o seu cartão de fidelidade do supermercado para comprar refrigerante, ele pode se deparar com um anúncio da Coca-Cola quando fizer login no Facebook. Mas é importante destacar que nenhuma informação de identificação sobre os usuários será compartilhada com os anunciantes, já que os nomes de usuário e e-mails do Facebook serão criptografados e protegidos. 


www.canaltech.com.br

Windows Blue vazado tem Internet Explorer 11 e pequenas mudanças na interface


Um participante do Winforum publicou neste fim de semana as primeiras imagens do que virá a ser o Windows Blue. De acordo com rumores que circulam desde o ano passado, o Blue será uma espécie de atualização incremental do Windows 8, que poderá ser vendida por um preço muito baixo ou até ser distribuída gratuitamente. As imagens ainda mostram poucas novidades, como a inclusão de blocos dinâmicos de tamanhos menores e uma versão preliminar do Internet Explorer 11.
A versão que vazou atende pela build 9364, foi compilada no dia 15 de março e tem 2,63 GB. Ela está sendo distribuída em sites de compartilhamento de arquivos e traz pequenas mudanças na interface Metro.
Agora há mais opções de personalização. Você não precisa mais escolher entre 25 conjuntos pré-definidos de cores de fundo e de destaque como na versão final do Windows 8; em vez disso, há uma paleta com opções quase ilimitadas – ótimo para quem voltou do zoológico e quer um Windows amarelo com manchas marrons. E assim como no Windows Phone 8, um bloco dinâmico pode ficar com tamanho ainda menor para economizar espaço na tela.
windows-blue-cores
O Snap, recurso que permite executar dois aplicativos Metro na mesma tela, não tem mais a estranha limitação de um aplicativo poder ocupar apenas um sexto da tela – você pode redimensioná-los como quiser. Agora há suporte para quatro aplicativos simultâneos e é possível rodá-los em múltiplos monitores. Os novos aplicativos Alarms, Calculate, Sound Recorder e Movie Moments já suportam o novo Snap.
O Painel de controle com interface Metro está mais completo e possui uma caixa de busca para você achar as opções mais facilmente. No novo menu SkyDrive, dá para fazer backups de configurações e dados de aplicativos, bem como ativar o envio automático de fotos e vídeos. Em cada menu (Tela, Rede, Aplicativos, Contas), há uma série de opções novas para que o usuário não tenha que recorrer ao Painel de controle da área de trabalho clássica.
O Internet Explorer foi atualizado para a versão 11, mas ainda não há muitas novidades. Ele deverá trazer um recurso de sincronização de abas, o que pode ser útil para quem usa o Internet Explorer no Windows Phone.
Se os rumores estiverem certos, o Windows Blue deve ser anunciado pela Microsoft em alguns meses, antes do fim do ano. O vídeo abaixo, feito pelo WinBeta, mostra algumas das novidades da versão vazada:
Com informações: The Verge

26/03/2013

11 dicas úteis para o Windows 7


Não é ótimo quando você descobre um novo atalho para cruzar a cidade ou conhece um novo recurso no seu gadget recém-comprado? O Windows 7 está repleto de surpresas do tipo "Eu não sabia que era possível fazer isso". Entre os muitos avanços do Windows 7, estas são algumas novidades que você talvez não conheça.

1. Supere a matemática básica

Calculadora no Windows 7
Calculadora tem vários novos recursos dinâmicos — clique no menu Exibir para conferi-los. A conversão de unidades converte Celsius em Fahrenheit, quilômetros em milhas, metros em pés, gramas em onças, joules em BTUs etc. Você pode usara as novas planilhas de cálculo para calcular rapidamente coisas do dia a dia, como a economia de combustível e os pagamentos de leasing do carro. Os modos Programador e Estatísticas gerenciam tarefas mais técnicas.

2. Enviar informações para o suporte técnico

Gravador de Passos para Reprodução de Problemas no Windows 7
Na próxima vez que você tentar descrever um problema complicado de computador a um amigo ou ao suporte técnico, experimente o Gravador de Passos para Reprodução de Problemas. Você pode gravar uma série de capturas de tela, adicionar anotações e enviá-las por email diretamente para quem estiver ajudando você. Para obter dicas sobre como usar o Gravador de Passos para Reprodução de Problemas, leia este artigo.

3. Mova a barra de tarefas

A barra de tarefas do Windows 7
Você sabia que pode mover a barra de tarefas para cima, para a direita e para a esquerda da sua tela? Assista a um vídeo rápido de demonstração.

4. Personalize seus relógios

Personalizando o gadget de relógio no Windows 7
Você tem amigos, parentes e colegas de trabalho em diferentes fusos horários pelo mundo? Adicione relógios a sua barra de tarefas para manter controle do horário na área deles. Ou adicione um gadget de relógio à sua área de trabalho. Você pode até mesmo escolher entre oito diferentes desenhos de relógio. Veja como adicionar e personalizar gadgets.

5. Criar e compartilhar temas

Personalização no Windows 7
Gosta de um pouco de variedade? Com o Windows 7, você pode projetar, salvar e rapidamente alterar os temas do seu computador (plano de fundo da área de trabalho, cor da borda da janela, sons e protetor de tela). Você pode até mesmo criar um novo tema, como um que mostra uma apresentação de slides de sua fotos favoritas como plano de fundo da área de trabalho, e compartilhá-lo facilmente com amigos e parentes. Saiba mais e assista a um vídeo sobre como criar um tema.

6. Arraste arquivos para Listas de Atalhos

Uma Lista de Atalhos no Windows 7
Com Listas de Atalhos, você obtém uma lista de acesso rápido de seus arquivos mais usados ou recentemente usados. Basta observar a seta que aponta para a direita ao lado de programas no menu Iniciar ou clicar em um programa na barra de tarefas com o botão esquerdo do mouse. Você pode usar Listas de Atalhos para abrir arquivos e programas em apenas alguns cliques. Melhor ainda, você pode arrastar itens de Listas de Atalhos para pastas ou emails abertos.

7. Visualize seus arquivos

O painel de visualização no Windows 7
Outro grande recurso para poupar tempo é o painel de visualização de arquivos em uma pasta ou biblioteca. Use-o para ver o conteúdo de um arquivo sem abrir o arquivo em um programa. Você pode abrir o painel de visualização em uma janela pressionando Alt+P. Itens como fotos e arquivos PDF serão visualizados nessa área quando você clicar neles. Saiba mais sobre como usar arquivos e pastas, incluindo o painel de visualização.

8. Ajude a reduzir o cansaço dos olhos com o ClearType

ClearType no Windows 7
ClearType é uma ferramenta que melhora a legibilidade do texto em sua tela de LCD. Se você achar que o texto não está sendo exibido nitidamente, use o ClearType. A ferramenta levará você a percorrer uma série de telas, como em um exame de vista, para ajudar você a alcançar o texto mais nítido possível. 

9. Personalize facilmente suas Notas Autoadesivas

Notas Autoadesivas no Windows 7
Agora você pode tornar as Notas Autoadesivas que ficam na sua área de trabalho ainda mais práticas. Você pode formatar o texto, alterar sua cor, bem como redimensionar, recolher e folhear várias Notas Autoadesivas. Se você tiver um Tablet PC ou um computador com tela de toque, poderá usar vários métodos de entrada (caneta e toque) no espaço de uma única nota. Saiba como.

10. Conheça o novo Paint

Paint no Windows 7
Esse software clássico do Windows foi aperfeiçoado no Windows 7 com novos efeitos de pincel, como aquarela, giz de cera e caligrafia. O Paint agora apresenta uma faixa fácil de usar para todos os interessantes recursos que você utiliza mais. Além disso, com uma tela de toque, você pode pintar com os dedos, inclusive usando dois dedos para criar pinceladas separadas simultaneamente.

11. Localize rapidamente qualquer item no seu computador

Resultados de pesquisa do menu Iniciar no Windows 7
Windows Search é o modo mais rápido de localizar e abrir qualquer arquivo em seu PC, inclusive documentos, mensagens de email, música, fotos, entre outros. Para usar o Windows Search, clique no botãoIniciarImagem do botão Iniciar, digite uma ou duas palavras-chave e veja os resultados de pesquisa aparecerem quase instantaneamente.

25/03/2013

10 aplicativos indispensáveis para você levar o tempo todo em um pen drive




Os pen drives estão cada vez mais em conta e oferecendo bastante espaço para guardarmos uma variedade imensa de arquivos e programas. O item se tornou tão essencial na vida de quem trabalha com computador que não é raro ver uma pessoa com dois ou três deles na bolsa ou pendurados no pescoço, circulando pela empresa ou pelo shopping.
Você quer dar um upgrade nos seus dispositivos, perdeu seu pen drive ou, quem sabe, ainda não possui um? Vai a dica: existem dispositivos de aproximadamente 20 reais e 4GB de armazenamento espalhados pelas lojas virtuais e físicas do nosso país. Basta fazer uma pequena pesquisa e comprar o seu.
Apps Portáteis
Tem quem prefira carregar apenas um pen drive com grande capacidade de armazenamento, como é o caso dos dispositivos de 32 e 64 GB, para acessar tudo em um só local. Outros preferem manter os documentos, músicas, fotos e arquivos importantes em pen drives separados, para evitar que um acidente danifique todos os arquivos.
Seja como for, separamos aqui uma lista com ferramentas indispensáveis para quem dá valor à portabilidade e precisa de mobilidade para trabalhar, viajar ou facilitar a vida. Com as ferramentas certas, você poderá navegar na internet, verificar seu e-mail, editar suas fotos e realizar várias outras atividades - não importa qual computador você esteja usando.
Confira as dicas:

1. Para navegar com segurança na web

Você sabia que existem versões portáteis de navegadores conhecidíssimos? É o caso do Chrome e do Firefox Portable. Basta baixá-los e instalá-los no dispositivo USB. Você pode até mesmo colocar seus add-ons e extensões favoritos. Além disso, bloquear comportamento malicioso fica mais fácil, já que você pode sincronizar todos os seus favoritos com seu PC doméstico e acessar, com segurança, todos os sites que pedem senha na internet.
Apps Portáteis
Por estar rodando um navegador diretamente do pen drive, você não grava cookies, histórico de navegação ou arquivos temporários no computador que estiver usando. Portanto, é a solução ideal para cybercafés, lan houses, empresas, faculdades, escolas ou qualquer lugar que você deseje ter privacidade e funcionalidade caminhando juntas.

2. Mantenha suas senhas sempre seguras

Senhas são fatores críticos na vida de qualquer internauta. Se você prefere não armazená-las em um serviço online, como o LastPass, talvez seja melhor utilizar um sistema conhecido como password vault, que deixa todas as suas senhas armazenadas em segurança em um dispositivo. 
Apps Portáteis
Um aplicativo gerenciador de senhas chamado KeePass Portable é ideal para esse propósito, além de ser gratuito. Ele requer uma senha mestre para abrir todas as suas outras senhas, portanto, é ideal que ela seja muito bem bolada e, ao mesmo tempo, fácil de lembrar, pois no KeePass você poderá armazenar chaves de programas, senhas de e-mails e redes sociais, PINs de cartões do banco, detalhes de conexão, nomes de usuário e muito mais.

3. Compacte arquivos quando quiser

Uma vantagem bacana do Windows é poder lidar com arquivos ZIP de maneira nativa, ou seja, não é preciso ter um programa especialista em arquivos compactados nesta extensão para descompactar arquivos em um PC. Mas, se você é do tipo que adora fazer download e upload de arquivos na internet, sabe que o formato RAR é campeão no ranking dos arquivos compactados. E sem uma ferramenta especializada, você teria um grande problema para abrir esse tipo de arquivo em outro computador.
Apps Portáteis
Para resolver o impasse de uma vez, é legal ter um programa simples, direto e versátil como o 7-Zip Portable em seu pen drive. Sabe-se lá quando você vai se deparar com formatos RAR, GZIP, TAR, CAB, ISO ou ARJ... O aplicativo dá conta do recado: compacta, descompacta e ainda encripta arquivos para garantir maior segurança.

4. Evitando acidentes com seus dados

Acidentes acontecem, e o melhor a fazer é estarmos preparados. Mesmo que a lixeira do Windows sempre dê uma segunda chance ao usuário que deletou um item, ela não é à prova de descuidos. Se você pressionar a tecla Shift enquanto pressiona a Delete, adeus arquivo, certo? Errado. Certas ferramentas são especializadas na recuperação de arquivos acidentalmente deletados, perdidos ou mesmo corrompidos e danificados.
Apps Portáteis
Uma dessas ferramentas, o Recuva, está disponível para sistemas de 32 e 64 bits. Ela pode recuperar imagens e documentos em geral, bem como e-mails deletados, arquivos do Word que foram perdidos depois de um travamento no sistema, entre outros. E sempre tentará recuperar arquivos de drives formatados. Basta selecionar o que deseja e cruzar os dedos - pois, apesar de eficiente, a ferramenta não faz milagre, caso o arquivo tenha sido deletado há muito tempo.

5. Trabalhe com fotos e imagens

Suponhamos que você viajou e foi visitar a família. Ao encontrar sua tia, que acabou de passar as fotos da câmera para o PC, você percebe que ela não consegue editar nenhuma imagem por não ter um programa adequado no computador. Se você estiver com seu pen drive e nele estiver instalada uma ferramenta simples e bacana, você poderá quebrar o galho da titia e ainda deixar as fotos com um toque de classe.
Apps Portáteis
A sugestão para situações como essa é um programa de código aberto e muito poderoso chamado Gimp Portable (quem o conhece do Linux, já sabe do que estamos falando). O aplicativo trabalha com camadas, filtros, plug-ins, efeitos e possui uma série de ferramentas para retoques precisos, remoção de olhos vermelhos, ajuste de contraste, cores, brilho, saturação e muito mais. E leva vantagem por não ser complexo.

6. Seu escritório longe de casa

Os aplicativos mais procurados por quem precisa de mobilidade e praticidade são os de escritório, como o Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Uma boa alternativa - que eliminaria o uso do pen drive - seria editar arquivos na nuvem, usando serviços como o Google Docs ou o Microsoft SkyDrive, não é mesmo? E se, por acaso, você precisar editar um texto, apresentação ou planilha em um local onde não haja conexão com a internet?
Apps Portáteis
Mais uma vez, o prevenido vale por dois: utilize uma suíte portátil de aplicativos de escritório, como o OpenOffice.org. Ele é repleto de ferramentas com excelente compatibilidade, além de ser gratuito e de código aberto. Escrever ou editar um texto, apresentação ou planilha vai ser canja. A interface do programa é muito parecida com os da suíte da Microsoft e as atualizações são gratuitas.

7. Diversão também faz parte

Nem só de suítes de aplicativos para escritório, editores de imagens e recuperadores de arquivos vive o usuário. Quando você quiser se divertir um pouco e curtir um videozinho ou uma playlist de músicas, basta ter o VLC Media Player Portable instalado em seu pen drive e encontrar um PC para rodar os arquivos.
Apps Portáteis
Este programa suporta praticamente todos os formatos de mídia, com uma grande vantagem: elimina a necessidade de procurar por codecs. Se você tiver um arquivo FLV, FLACMP3, MOV, MKV, DIVX, WMV, dentre outros, é só apertar o play, sentar na poltrona e curtir o conteúdo!

8. Proteja-se contra os vírus e arquivos maliciosos

Talvez você esteja certo que seu computador esteja livre de vírus, mas quem garante que os outros estarão imunes? É melhor não assumir o risco e, mais uma vez, deixar a prevenção falar mais alto. 
Uma maneira profilática de utilizar seu pen drive no computador alheio é rodar um antivírus portátil, como o ClamWin. O programa, de interface simples, possui uma base de dados de vírus atualizada, além de um varredor autônomo e integração com o menu de contexto do Windows Explorer.
Apps Portáteis
A desvantagem (se é que pode ser chamada assim, por tratar-se de um aplicativo portátil) é que o ClamWin não faz varreduras em tempo real, como proteção residente. É preciso ativá-lo manualmente a cada nova necessidade de busca por vírus. Mas, ainda assim, é altamente recomendado para quem utiliza o pen drive em computadores desconhecidos.

9. Espiões? Nem pensar!

A maioria dos programas antivírus não consegue encontrar os chamados spywares ou outros programas maliciosos. Para manter o sistema livre destes malwares, principalmente se você precisar acessar sua conta do internet banking, é melhor rodar uma ferramenta que garanta sua tranquilidade.
Apps Portáteis
Uma boa dica é o já conhecido Spybot Search & Destroy, em sua versão portátil. Este programa é famoso por sua eficiência em encontrar e destruir arquivos mal intencionados, como tracking cookies, trojans e spywares.

10. E por último, mas não menos importante...

Tenha um protetor de pen drives instalado em seu dispositivo. Por serem pequeninos e fáceis de perder, pode ser que um dia você venha a lamentar o esquecimento de seu pen drive em algum local, não pelo preço que ele custa, mas pelas informações nele contidas. 
Apps Portáteis
Se você possui informações confidenciais, muito pessoais ou de extrema importância em seu pen drive, não deixe de instalar um software de segurança que garanta sua privacidade. O FreeOTFE é uma ferramenta de encriptação que roda direto do pen drive, permitindo a você encriptar ou desencriptar arquivos em tempo real. Entretanto, o aplicativo requer direitos do administrador do computador em uso. Para contornar essa situação, basta utilizar arquivos zip encriptados. 


 http://canaltech.com.br