Smartphones são caros. Principalmente no Brasil. Por isso, trocar de celular todo ano não é opção para a maior parte dos brasileiros. Mesmo que tenhamos no mercado alguns smartphones baratos, cuidar do seu xodozinho para mantê-lo vivo mais tempo é um capricho que ele merece. Afinal, ele já te proporcionou felizes momentos de diversão e grandes períodos de entretenimento, que você não poderia recompensar nunca, nem com toda a sua mera existência mortal. Por sorte, separamos algumas excelentes dicas de como cuidar do seu celular: cuidados com a bateria, os botões, cabos, a tela e até os circuitos internos. Enjoy!
Cuidando dos cabos
Os cabos podem não ser a parte mais cara para se comprar como reposição, mas com certeza figuram entre as mais importantes. E para que não aconteça com seus cabos esse desastre que aconteceu com o meu (na foto acima), você precisa tomar alguns cuidados.
O motivo do cabo do meu Galaxy Tab 10.1 ter quase que se separado do conector foi a posição em que eu o deixava carregando. A maneira mais cômoda de recarregá-lo era o deixando no criado-mudo plugado numa tomada mais acima, onde a distância até ela era quase a mesma que o tamanho do cabo. Assim, ele era muito forçado para cima e acabou puindo.
Para que não aconteça a mesma coisa com você, procure deixar o cabo sempre reto e horizontal na hora de recarregar. Além disso, quando for enrolar o fio para guardá-lo, observe se não há nada forçando as extremidades a ponto de rompê-las com o tempo. Seu bolso agradece.
Evitando desgaste dos botões
Tirando a tela, os botões físicos dos smartphones são o que mais apertamos. Utilizamos a todo momento os botões de energia e volume e, quando disponíveis, voltar, home, menu e pesquisa. É natural, claro, que eles se desgastem após certo tempo de uso.
Para evitar isto, existem alguns bons aplicativos na Play Store que realizam as mesmas funções dos botões físicos. Para bloquear a tela, existe o Screen Off and Lock, um widget de bloqueio para ser adicionado à homescreen. Para o volume, um excelente app é o Volume Control+, que também usa widgets e ainda permite um controle maior e mais preciso do som do aparelho.
Esse aqui é um pouco mais complicado e menos cômodo, mas pode ser uma salvação quando os botões de controle do Android (voltar, home, menu e pesquisa) deixarem de funcionar. O Virtual Button Bar exibe uma barrinha expansível na tela com os ditos botões, basta apenas arrastá-la para o lado e os ícones aparecem na tela. Para que os ícones de voltar, menu e pesquisa funcionem, entretanto, é preciso que o aparelho seja rooteado (veja aqui como fazer root no Android). O vídeo abaixo explica melhor o funcionamento do aplicativo:
Aumentando a vida da bateria
Tirando aquela coisa básica que já sabemos como, por exemplo, não expor a bateria ao calor, não usar produtos químicos nela e nem abri-la, podemos prolongar a vida útil de uma bateria ECONOMIZANDO-A, pois sabemos que quanto menos recargas uma bateria sofre, mais tempo ela dura.
Esse fato é bem simples de se resolver, e até já tratamos dele aqui há pouco tempo. Uma das soluções para economizar bateria no Android é o NQ Android Booster que, além de deixar o sistema mais rápido com um simples toque de botão, ajuda na economia de energia utilizando planos de consumo pré-definidos.
Mas se tem uma coisa que sempre descuidamos é de retirar o celular da carga depois que ela está completa. Além de salvar energia de sua casa, isso também salva a bateria, que esquenta menos e tem chances menores de se danificar. Alguns Androids emitem uma notificação quando o recarregamento está completo, ajuda bastante.
Outros cuidados básicos
Lembre-se, caro leitor, que cada grama de seu querido celular vale em média 13 REAIS*, então é melhor cuidar dele direitinho. Seguem alguns cuidados básicos para mantê-lo em bom estado por mais tempo.
- Evite quedas. Como você pode ver naqueles famosos e doloridos vídeos de drop-test, vários celulares quebram a tela ou deixam de funcionar depois de uma queda brusca. Tome cuidado para manter seu smartphone sempre firme na mão e não use bolsos rasos.
- Use capinha e película. Eu também não gosto delas, mas absorvem impactos e evitam arranhões.
- Não deixe o celular no banheiro. O que quer que você esteja fazendo com um celular no vaso, não o deixe lá na hora do banho. A umidade e o vapor podem causar danos aos circuitos internos e até à tela do aparelho (experiência própria…)
- Evite expor o aparelho ao pó. Não a aquele pó, mas sim à poeira ou areia. As partículas podem entrar nos conectores de USB e fone de ouvido e causar problemas.
- Tome cuidado se molhar o celular. Se você, assim como eu, já deixou seu celular cair numa poça de água ou numa caneca de café, saiba que ainda há como recuperá-lo. De acordo com a Superinteressante (e eu comprovo), basta deixar o aparelho imerso num copo de arroz cru, sem bateria e com a tampa traseira fechada. O arroz absorve a umidade e o dispositivo geralmente volta a funcionar sem problemas. OBS.: usar secador ou deixar o celular no sol pode causar danos.
- Evite temperaturas extremas ou mudanças bruscas de temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTARIOS