06/04/2013

Aprenda a cuidar do seu PC em sete passos




O nível de segurança exigido nas organizações varia muito em relação às atividades exercidas e ao volume de usuários que acessam os sistemas. Se não é necessário um exército para enfrentar um soldado, também é verdade que um soldado não tem condições de enfrentar um exército. Mesmo assim, você pode contribuir para melhorar o desempenho de seu PC e aumentar a proteção contra invasores e vírus. 

As soluções de segurança podem ser personalizadas por setor ou por grupo de usuários. Também é possível impedir ou limitar o acesso do usuário a determinadas páginas, utilizando ferramentas de controle de tempo.

Ainda que a empresa invista numa arquitetura de segurança, é importante que cada usuário esteja altamente comprometido com o bom uso do computador. Quanto mais clara for a comunicação entre a empresa e o colaborador a respeito do bom uso das ferramentas de comunicação, tanto melhor para todos. Aqui estão sete dicas para você cuidar melhor do seu PC e aumentar a segurança das informações:



  1. Não espere sentir um medo real de perder todas as informações contidas no computador para aprender a valorizar mais a segurança da rede. É necessário adotar um novo comportamento e estar sempre atualizado quando se trata de segurança virtual. Certifique-se de que o software antivírus esteja sempre atualizado e faça back up de tudo o que é importante para seu trabalho.
  2. Gerencie a energia que alimenta seu computador. Caso esteja usando um PC, procure isolar uma tomada para cada cabo de força necessário. Já quando estiver utilizando o notebook, tenha sempre outra bateria carregada à mão ou o cabo específico para conectar na tomada quando a bateria estiver baixa. Isso evita a perda de dados e de tempo.
  3. Evite comer e beber enquanto usa o computador. Enquanto resíduos sólidos podem comprometer o bom uso do teclado, são os líquidos que fazem verdadeiros estragos, podendo por tudo a perder. Em caso de derramar água ou café no laptop, retire a bateria imediatamente e desconecte o cabo de alimentação – assim como qualquer outro dispositivo conectado. Mesmo que consiga retirar o líquido com um papel absorvente, consulte um técnico sobre a performance do equipamento.
  4. Anote toda mensagem de erro que surgir no monitor. Sempre que o PC falhar, ele vai enviar uma mensagem de erro que certamente será bastante útil para a equipe de TI restabelecer a máquina. Sendo assim, anote a sequência de números e de letras que aparecerem e entregue ao suporte técnico.
  5. Abandone a mania de clicar duas vezes em cada ícone. Esse hábito antigo pode aumentar a lentidão do PC, já que ele entenderá duas ordens de uma vez só. E você ainda está sujeito a mover o cursor, clicando onde não quer.
  6. Uma faxina virtual é necessária de tempos em tempos. Livre-se daqueles programas que raramente são utilizados. Caso venha a precisar do programa novamente, contrate uma versão mais atualizada. O mesmo vale para os ícones daquelas aplicações que vão se acomodando na barra de ferramentas e que você não usa. Clicando com o botão direito do mouse você poderá ocultar todos eles e se prevenir de clicar em algum aplicativo por engano, comprometendo seu material.
  7. Antes de trocar seu computador, trate de fazer uma boa limpeza em seus arquivos – principalmente os antigos. Afinal, o PC geralmente contém toda sorte de informação confidencial e estratégica para seu trabalho. E ninguém deseja que essas informações sejam utilizadas por terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTARIOS