10/09/2013

HDs de 5 TB serão realidade em 2014 graças a "empilhamento de dados"



O processo SMR grava dados em camadas em discos rígidos do mesmo tamanho que os atuais.



Acha que um HD de 1 TB já é um exagero para guardar dados? A Seagate está prestes a aumentar ainda mais essa capacidade e lançar, até 2014, discos rígidos com capacidade de 1,25 TB até 5 TB – e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.
O melhor de tudo? Essa evolução não acontece por mudanças
radicais na fabricação dessas unidades ou no aumento do tamanho desses componentes, mas no processo de gravação – ou seja, é possível armazenar mais dados de forma mais eficiente no disco.
O processo é chamado de Shingled Magnetic Recorder (SMR). Em vez do método convencional, em que dados são gravados em faixas minúsculas e espaçadas entre si no disco rígido, aqui tudo é armazenado em pilhas, como se fossem fileiras de telhas na cobertura de uma casa.
Isso faz com que mais dados sejam acomodados no mesmo espaço, sem comprometer a eficácia da leitura posterior dos dados e sem precisar aumentar o tamanho do HD em si. A ideia é que os 20 TB sejam facilmente atingidos com a atual tecnologia, embora muitos testes ainda sejam necessários para que o disco tenha tanta capacidade sem comprometer o processo magnético de leitura e escrita.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/seagate/44342-hds-de-5-tb-serao-realidade-em-2014-gracas-a-empilhamento-de-dados-.htm#ixzz2eVhZewrV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTARIOS