Sou um grande entusiasta do Google+, que a meu ver não veio para ser uma simples rede social. Muita gente ainda precisa descobrir
todo o potencial desse sistema poderoso da Google, especialmente os blogueiros e desenvolvedores de conteúdo. Num ato de visão, a equipe do Google+ reformulou drasticamente seu estilo e formato, aprimorando também o seu uso.
Temos uma timeline mais limpa, bem organizada e fácil de personalizar. Podemos perceber que estão preparando espaço para a incorporação de conteúdo pago (algo semelhante ao “Promover” do Facebook) e anúncios. Nisso também encontramos um novo recurso, tímido, de recomendação dos conteúdos mais compartilhados e comentados (bem parecido com o que acontece na página principal do Youtube).
As grandes novidades ficam mesmo na aparência e distribuição do conteúdo, bem como no novo Hangout que permite conversar por stream (transmissão de vídeo) e os recursos para aprimoramento de imagens – bem poderoso e até fantástico em algumas coisas.
Fica evidente que o botão +1 e o “Compartilhar” ganharam novo formato e a apresentação dos comentários ficou melhor incorporado ao conteúdo. Mudanças simples que dão mais espaço e deixam mais limpa a tela.
O conteúdo se organiza e ajusta segundo a configuração da tela e pude perceber que fica melhor distribuído em telas grandes, por permitir três colunas e sobrar espaço para a lista de chat/hangout e, quando o menu lateral é aberto, não sobrepõe-se a nada.
Mas vamos deixar os detalhes para a experiência de cada um. Portanto, use e volte aqui para comentar o que achou do novo Google+
Anúncios pagos?
A Google precisa ganhar dinheiro com seus serviços e a melhor forma é vender espaços para anúncios, links patrocinados como já faz desde sempre. O Facebook já é muito eficiente nisso, inclusive com a venda de promoção e destaque (“Impulsionar Publicação”). Ao que tudo indica o Google+ já está preparando os caminhos para tal implantação.
Podemos perceber que boa parte da mudança no layout vem para tornar possível a venda e destaque dos anúncios. Um novo item no menu e um novo ícone apareceram no layout do Google+, como destaco na imagem abaixo.
O menu “Postagens interessantes” e este ícone em forma de chama de fogo, podem ser o prenúncio da venda de destaque de conteúdos. No momento parece funcionar ordenando os melhores conteúdos compartilhados, segundo a quantidade de cliques no +1, na quantidade de compartilhamentos e de comentários. Bem parecido com o que acontece no Youtube com as recomendações de vídeos (que precisam de cliques positivos e qualidade da visualização). Mas também leva em conta o seu interesse naquele tipo de conteúdo.
Outro detalhe são os grandes blocos de conteúdo, que ocupam uma linha inteira e a largura de todas as colunas, como destaco na próxima imagem.
Espaços e formatos para a monetização do Google+ já vemos e parecem estar prontos. Falta só as pessoas usarem mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTARIOS