O Brasil é o país que mais solicita remoção de conteúdos de serviços do Google comoYouTube e buscas.
As informações foram divulgadas pela própria empresa na sétima edição do seu Relatório de Transparência, referente ao período de julho a dezembro de 2012.
Segundo o Google, a quantidade de solicitações para remoção vindas do Brasil cresceu
265% em comparação ao período do relatório anterior, do primeiro semestre de 2012.
Apenas no segundo semestre de 2012, o Google recebeu 697 solicitações do Brasil para remover 1.731 itens. Este valor representa 30,5% do total de 2.285 requerimentos (ou 24.179 itens) realizados em todo o mundo no mesmo período.
Para efeito de comparação, os Estados Unidos, segundo país na lista, solicitou a remoção de 321 conteúdos.
Um dos principais motivos para esse aumento em 2012 foi o período das eleições. Segundo o Google, 316 destas solicitações se baseavam em alegações de que os conteúdos violavam o Código Eleitoral Brasileiro.
Mas apenas 35 pedidos deste total foram atendidos pelo Google. O restante a empresa alega que exerceu seu direito de proteger conteúdos pela liberdade de expressão garantida por lei.
“Recebemos um pedido de um promotor público para remover cinco postagens e quatro resultados de pesquisa com links para blogs que supostamente o difamavam acusando-o de incompetência e corrupção. Não removemos o conteúdo em resposta a esse pedido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEUS COMENTARIOS